Dra. Heloísa Avó – Dermatologista

O segredo para eliminar o mau cheiro nas axilas

Mulher com mau cheiro nas axilas

Quem nunca passou pelo constrangimento de perceber que está com mau cheiro nas axilas? Muita gente associa essa situação ao suor e a transpiração, mas, você sabia que o suor não possui cheiro? Isso mesmo, o simples fato de transpirar não está relacionado ao odor. A transpiração é um importante mecanismo do corpo humano para manter a temperatura corporal. Portanto, transpirar é algo normal e não deve ser tratado como uma doença.

As grandes responsáveis pelo famoso cecê são as bactérias. Nossa pele possui inúmeras bactérias que se alojam principalmente em locais úmidos e quentes, como as nossas axilas.

O odor surge a partir do desequilíbrio delas, durante um processo metabólico que se dá quando o suor e essas bactérias se encontram e acabam liberando ácidos isovaléricos e metanotiol e o nome que damos para esse tipo de odor corporal é bromidrose. Nesse artigo você vai entender melhor o que é, e principalmente, o que deve ser feito para resolver esse incômodo.

O que causa mau cheiro nas axilas?

Agora já sabemos que as bactérias são as vilãs, no entanto, existem alguns fatores que agravam essa situação.


Além da falta de higiene ou higienização inadequada da região, a alimentação também pode contribuir para o odor. Isso mesmo, o uso excessivo de condimentos, temperos fortes como curry, alho e cebola ou bebidas alcoólicas acabam influenciando no mau cheiro. Por isso, uma alimentação equilibrada e o consumo adequado de água são fundamentais para manter o organismo funcionando corretamente.


É importante observar também o volume da transpiração, pois em alguns casos o excesso pode se tornar um caso clínico. Em casos assim, a região fica sempre úmida e isso pode acabar permitindo que as bactérias se proliferem com mais facilidade.


Outro ponto que merece atenção, é o consumo de remédios, pois até mesmo medicações podem influenciar no odor corporal, por isso, ao notar que o cheiro está mais intenso ou mais frequente é importante consultar um dermatologista para investigar o que pode estar causando esse problema.

Qual é o papel dos hormônios nessa situação?

Uma dúvida frequente entre os pacientes, é se os hormônios têm algum papel no mau cheiro nas axilas.

É importante esclarecer que a bromidrose não costuma ser diagnosticada em crianças e começa a se manifestar a partir da puberdade, momento em que os hormônios estão atuando em diversas regiões do organismo. Mas fora desse contexto, as alterações hormonais como as que acontecem na menopausa, por exemplo, não estão relacionadas com esse tipo de odor. Então, podemos afirmar que o hormônio por si só não é capaz de alterar o odor das axilas. 

Como resolver esse incômodo?

Higiene adequada

Para acabar com o mau cheiro nas axilas, existem diversas soluções. Em níveis mais brandos, basta reforçar a higiene correta no local, seguindo esses passos: 

  1. Lavar as axilas com água morna aplicando sabonete no local
  2. Secar a região e mantê-la arejada para impedir que as bactérias se proliferem
  3. Aplicar desodorante antitranspirante que seja ideal para a sua pele
  4. Não utilizar roupas apertadas e abafadas que impeçam a respiração da pele.

Ao analisar o seu quadro, o dermatologista pode indicar o sabonete e até mesmo o antitranspirante ideal para minimizar os incômodos causados pela bromidrose nas axilas. Por isso, antes de adquirir seus produtos com base nas promessas dos cosméticos, consulte um especialista.

Medicamentos

Em casos mais graves, o dermatologista pode prescrever medicamentos para serem aplicados diretamente na pele e de acordo com a avaliação do médico pode ser receitado até antibióticos para eliminar as bactérias na região. 

Mas atenção! Utilize apenas a medicação prescrita para você, pois a automedicação pode causar sérios problemas para a sua saúde e ainda pode acabar agravando o problema. 

Toxina Botulínica

Outro recurso que pode ser utilizado como aliado contra o mau cheiro nas axilas, é a toxina botulínica. Muito conhecida pela sua utilização em procedimentos faciais, o botox pode ser aplicado também nas axilas, bloqueando o excesso de suor na região. A aplicação dura por aproximadamente 8 meses e pode ser refeita. Vale lembrar que esse procedimento deve ser indicado e realizado por um profissional especializado.

Que tal acabar com todo o desconforto causado pela bromidrose axilar?

Gostou das informações? Então continue observando os sinais que seu corpo apresenta, coloque em prática as dicas de higiene e caso ainda assim se sinta desconfortável, busque ajuda médica

Afinal, se sentir bem e ser livre para viver sem constrangimentos também é uma forma de ter mais qualidade de vida e saúde. Você merece se sentir mais feliz e confiante!