
Apesar de atingir em sua maioria os adolescentes, as espinhas podem surgir também na vida adulta – principalmente no sexo feminino. O que chamamos de acne da mulher adulta, condição que afeta cerca de 16 milhões de brasileiras.
Antes de mais nada é importante frisar que, não importa o assunto, procure sempre um especialista. E essa dica se torna ainda mais importante quando falamos sobre acne da mulher adulta – uma das principais preocupações de quem nos procura.
Afinal de contas, a acne adulta tem solução? Como agir diante desta situação?
Bom, o tratamento não é simples, envolve uma bateria de testes e diagnósticos que nunca devem ser deixados de lado ou feitos de forma DIY (do-it-yourself – faça você mesmo).
Requer acompanhamento cauteloso para esclarecer dúvidas e identificar o motivo do surgimento das tão indesejadas espinhas.
Mas, para esclarecer algumas das maiores dúvidas sobre o assunto, desenvolvemos este artigo cheio de informações valiosas para quem deseja iniciar o tratamento contra a acne da mulher adulta.
Boa leitura!
O que é acne?
De acordo com Ministério da saúde, é uma doença de pele decorrente da inflamação das glândulas secretoras de óleo, deixando – as obstruídas com oleosidade e pele morta.
“A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica. A acne pode ter graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões.”
Quais são os tipos?
Existem diferentes tipos de acne, como:
- Neonatal: Os recém-nascidos podem desenvolver acne leve causada por hormônios liberados pela mãe através da placenta e pelo estresse do parto. Geralmente passa naturalmente dentro de alguns dias após o nascimento;
- Grau 1: formada por cravos e poros com aparência mais aberta;
- Grau 2: Além dos cravos, o paciente apresenta algumas pápulas, algumas com pus, – além do aparecimento de vermelhidão e inflamação;
- Grau 3: ocorre quando o paciente apresenta mais nódulos escleróticos e cistos sob a pele, além de espinhas e cravos;
- Grau 4: além dos sinais anteriores, inclui nódulos e cistos que podem se transformar em abscessos, deixando marcas e cicatrizes permanentes na pele do paciente.
Por que mulheres adultas têm acne?
A acne da mulher adulta geralmente ocorre após os 25 anos. A paciente pode ter tido na adolescência ou não.
A maioria das mulheres não apresentam alterações hormonais em exames de sangue. Atualmente comprovou-se que alterações hormonais sanguíneas representam apenas 30% dos casos.
Na mulher adulta ocorre alteração na estrutura pelo + glândula sebácea em que participam receptores e mediadores pró-inflamatórios, microorganismos, como a bactéria C.acnes e alterações de barreira da pele e dos componentes do sebo.
Além disso, um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que dietas recheadas de laticínios e carboidratos, estresse, tabagismo,exposição ao sol e à poluição como fatores de risco.
Princípios ativos que podem tratar a acne
Quase 80% da população brasileira tem a pele mista ou oleosa e em consequência disso, a grande maioria já enfrentou problemas com acne.
Mas, quando falamos em tratamentos e princípios ativos que ajudam a amenizar as espinhas é importante entendermos que estamos falando de um problema crônico. Sendo assim, existe um tratamento baseado em medicamentos que variam de paciente para paciente.
Entre os princípios ativos mais conhecidos, podemos citar:
- Ácido Retinoico;
- Peróxido de benzoíla;
- Ácido azelaico;
- Ácido Salicílico;
- Niacinamida;.
Porém, todos esses ativos devem ser utilizados com uma dosagem e indicação específica de um profissional dermatologista.
Tratamentos
Os tratamentos são orientados de acordo com o grau e a intensidade, por via oral ou tópica, a depender de uma avaliação criteriosa de um profissional dermatologista.
Os tratamentos disponíveis incluem:
- Sabonete;
- Hidratante;
- Protetor solar;
- Medicações tópicas (de aplicar na pele);
- Medicações por via oral
- Peeling;
- Laser.
Tem acne e quer saber qual o laser ideal para sua questão? Faça agora o teste: qual a melhor opção de laser.
Quando procurar ajuda médica?
A resposta é clara e objetiva: antes de qualquer tratamento é sempre indispensável que o paciente faça uma avaliação com um especialista. A acne da mulher adulta requer acompanhamento médico responsável.