Dra. Heloísa Avó – Dermatologista

Como tratar queda de cabelo pós covid-19

mulher pensando se tem queda de cabelo pós covid

De uma hora para outra vimos nossas vidas mudarem completamente devido à ameaça de uma doença nova. A ciência ainda está estudando e conhecendo essa patologia e muitas coisas ainda estão sendo descobertas sobre como a Covid-19 age no corpo humano. 

Sequelas como perda de memória, dificuldades motoras, perda prolongada de olfato e paladar são algumas das principais queixas de pacientes que já tiveram a doença, e entre elas está também a queda de cabelo pós covid

Se você percebeu alguma anormalidade na perda diária de fios após ter sido infectada com esse vírus, confira nesse artigo como funciona esse tipo de queda capilar e quais são as formas de tratamento disponíveis. 

Qual a relação do covid-19 com o cabelo?

Assim como os sintomas de covid-19 variam muito de pessoa para pessoa, as sequelas também são diversas. 

A queda de cabelo pós covid, é um tipo de eflúvio telógeno agudo, que pode ser causado por diversos fatores, entre eles a febre, que é um sintoma muito comum entre os pacientes diagnosticados com Covid-19 e também o estresse de passar por essa situação. 

A condição de perda de cabelo relacionada a pandemia de coronavírus foi alertada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2021, após a comprovação de estudos internacionais sobre esse quadro, que se mostrou recorrente em cerca de 25% das pessoas analisadas.

Nesse tipo de queda, as pessoas que já têm predisposição a ter queda capilar costumam ser as mais atingidas. A parte boa é que casos assim são facilmente resolvidos após poucos meses de tratamento, ou seja, é uma condição reversível. No entanto, são poucas as pessoas que relacionam a perda dos fios a uma sequela e isso pode dificultar na resolução do problema.

Até o momento, não há estudos que comprovem formas de evitar que esse tipo de sequela surja, então, não é possível prevenir a queda de cabelo pós covid. A melhor alternativa é continuar com os cuidados necessários para evitar ser contaminado com o coronavírus, como o distanciamento social e o uso de máscaras.

Como tratar queda de cabelo pós covid?

Logo após o susto com a perda de cabelos, o organismo já começa a produzir novos fios, o que é muito positivo, pois é a prova de que não é uma queda cicatricial, que impede a recuperação no couro cabeludo. Porém, é preciso ter paciência, pois o crescimento capilar é lento, cerca de 1 centímetro a cada 30 dias.

Mesmo sendo uma condição reversível, é importante reportar ao seu médico sobre os seus sintomas, pois o diagnóstico do especialista é indispensável para a eficiência do tratamento de queda de cabelo pós covid, pois em muitos quadros pode ser necessária uma intervenção mais profunda, que só pode ser prescrita por um profissional qualificado. 

Na fase de diagnóstico podem ser solicitados exames como a tricoscopia, que é um procedimento indolor e rápido, podendo ser feito no consultório médico. Ele consiste na observação dos fios com uma lupa que amplia em até 200 vezes a imagem para que o profissional possa analisar cada detalhe da estrutura do cabelo. 

De forma geral, para que os cabelos permaneçam fortes e saudáveis é preciso ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas como ômega 3 e vitamina C, além de manter o corpo sempre hidratado, afinal, a saúde dos fios começa de dentro para fora. Essas práticas aliadas ao uso de produtos antiqueda também podem contribuir para minimizar o problema e com cuidados de hidratação e fortalecimento é possível recuperar a saúde dos fios.

Tome cuidado com as receitas caseiras e soluções indicadas pela internet, lembre-se de que apenas o seu médico poderá te passar a orientação ideal para o seu problema.

Não deixe sua saúde para depois

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas pararam de realizar as consultas de rotina, mas, esse hábito é importante para o descobrimento precoce de problemas de saúde.  

Vale lembrar que existem diversas condições e problemas de saúde que também podem levar a perda de fios, como problemas de tireóide, estresse agudo, anemia e até mesmo depressão. Para cada causa, existe um tratamento recomendado, desde medicamentos como o minoxidil até soluções mais tecnológicas como a ledterapia.

Fique atento ao notar o aumento da perda dos fios e consulte um especialista sempre que perceber alguma anormalidade. Desse modo, o dermatologista poderá fazer uma avaliação mais detalhada sobre o caso para encontrar outros fatores que estejam contribuindo para esse cenário de queda e assim o tratamento pode ser mais direcionado e eficiente. 

Tem coisa melhor do que se sentir bem cuidar de você é uma forma de ter mais qualidade de vida e saúde. Você merece se sentir mais feliz e confiante! 

Sente que está com queda de cabelo pós covid? Agende sua consulta e comece a tratar.